Pequena nota: sobre encontrar pessoas que te motivam ao longo do caminho

Há um mês atrás eu estive na Argentina, mais precisamente em Rosário. Tive a sorte de conhecer pessoas maravilhosas que estudam África.

Rosário, Argentina (Maio – Junho, 2018)

Foi uma troca bem bacana, até porque até esse ano eu não tinha tido contato com pessoas (de fora) que tivesse algum tema relacionado ao continente, na área de Relações Internacionais.

Em especial, conheci uma pessoa que cruzou Ruanda a pé. Sim, cruzou Ruanda a pé em, mais ou menos 23, 24 dias. Quando eu soube da existência desse ser argentino (hahahaha) logicamente que queria conhecer, trocar ideias, saber sua percepção em relação ao continente, à Ruanda. E foi incrível encontrar ele.

Pessoa simples, super tranquilo, que esteve disponível para compartilhar perspectivas e sentimentos sobre a experiência dele. Aquele joguinho no coração que sempre me motivou a ter a ideia de ir para África estava ali, presente, bem no momento que ele estava me contando as peripécias que ele arrumou em Ruanda e em outros países que visitou.

A viagem dele foi bem diferente da minha, ele foi se enfiltrando mesmo localmente e descobrindo as formas de vida em conjunto com as pessoas. Uma experiência que nem consigo imaginar, uma experiência única!

Assim como eu, tiveram alguns momentos de aperto no peito justamente pela história do genocídio ainda ser tão recente. 24 anos comparado com os gastos desdobramentos da história não são nada. As feridas ainda esta o em processo de cura, ainda está tudo vívido.

Encontrar Santiago renovou (mais ainda) minha vontade de seguir meu caminho rumo a África. Me deu mais ainda ideias de penetrar neste continente que me seduz, me fascina.

Obrigada pela ternura, Santiago!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s