[Literatura] Sobre o livro Tornar-se Negro

Resultado de imagem para tornar-se negro

Hoje eu vou falar de um livro que me prendeu a atenção desde o início. O devorei sem pena, li tão rápido que, para processar todas as histórias, comentários, ainda acho que terei que fazer uma nova leitura.

“Neste trabalho, a unidade está representada por dez histórias-de-vida de negros que compartilham o fato de estarem vivendo um processo de ascensão social numa sociedade multirracial, racista e de hegemonia branca que, paradoxalmente, veicula a ideologia de democracia racial, em contradição com a existência de práticas discricionárias racistas” (SOUZA, 1983, p. 70).

É difícil não se identificar com as histórias representadas no livro, histórias essas em fragmentos, baseadas em depoimentos reais, apenas com os nomes modificados. O interessante é que a autora escolhe uma história em especial para narrar ela completa. E o resultado é sensacional, impactante. Eu simplesmente ainda passo alguns momentos pensando na história…às vezes me vem a mente como reproduzimos certos padrões de comportamento inconscientemente, condicionados pelo racismo estrutural impregnado em nossa sociedade.

A explicação já quase no final do livro sobre o porquê de “tornar-se negro” é sensacional! É tomar consciência do processo ideológico sofrido na sociedade que foi descrita na citação anterior e “criar uma nova consciência que reassegure o respeito às diferenças e que reafirme uma dignidade alheia a qualquer nível de exploração” (SOUZA, 1983, p. 77).

“Assim, ser negro não é uma condição dada, a priori. É um vir a ser. Ser negro é tornar-se negro” (SOUZA, 1983, p.77).

Esse livro foi indicado por um amigo e eu fiquei muito feliz em aceitar o desafio de lê-lo. Contribuiu e muito para a minha percepção enquanto negra e acadêmica. Enquanto pessoa. Enquanto mulher. Sem mais delongas, isso foi um sneak peak (pedacinho) do livro para provocar vocês a buscar o livro e ler. VALE A PENA!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s