[Documentário] Sobre o processo de assistir “Eu não sou seu negro”

Eu não ia assistir, estava relutante. Mas nunca me arrependo da decisão que tomei de entrar naquela sala e colocar minha bunda na cadeira para entender o desenrolar da luta de muitos negros no mundo por uma vida justa e digna.

Estava na faculdade esse dia. Lembro que fui lá para ir na biblioteca, outras coisas que não envolvia entrar em uma sala assistir um filme que me impactaria e muito. Fiquei sabendo que teria a exibição desse filme na sala Ferraz, a sala do nosso programa de pós-graduação. Como eu tinha falado no texto sobre o documentário de Maya Angelou, já tinha algum tempo que não assistia filmes, documentários com a temática do racismo.

Resultado de imagem para documentario sou negro I’m not your negro, nome original do documentário, como o de Maya Angelou, é riquíssimo em detalhes históricos, mostrando a participação dos processos de igualdade racial de Malcolm X, Martin Luther King e James Baldwin, mostrando a diferença de abordagem de cada um deles.

É interessante ver essa diferença de abordagem em prática e o próprio diálogo entre eles por uma mesma causa: direitos e respeito para o povo preto. É chocante ver a resposta da massa branca, priorizando, obviamente, sua dominação de classe e racial.

Para quem não conhece ainda essas figuras históricas, recomendo muito assistir esse documentário/filme segurando o coração, porque tem alguns momentos que partem o coração. É importante sabermos da história daqueles que vieram e lutaram por condições melhores das que temos hoje – e que ainda não é um trabalho acabado, cabe a nós continuarmos com a luta.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s