[Black Lives Matter] Sobre ter um posicionamento político nas Relações Internacionais

Com tudo o que está acontecendo no mundo, é muito cômodo não se posicionar politicamente.

Sim, isso mesmo que você leu. Estamos em um momento da vida que sim, precisamos nos posicionar. Escolhemos o curso de Relações Internacionais para entender o mundo, fazer a diferença nele, dentre outros aspectos que varia de pessoa a pessoa. Mas eu imagino que muitas das pessoas vão pelo caminho de pensar em um mundo ideal e fazer algo por ele.

Precisamos fazer algo por ele, e isso quer dizer também se posicionar. Se posicionar ao que está acontecendo, não somente buscando usar Teoria das Relações Internacionais para ter a ótica dos acontecimentos; precisamos ter uma consciência política do mundo o qual vivemos, seja pelos nosso privilégios, seja pelos lugares que alcançamos com a nossa voz, com o nosso status social.

Você pode vir me dizer “todas as vidas importam”, mas você, estudante, formado, professor de Relações Internacionais precisa pensar mais além disso. Sim, precisa perceber que a sociedade é composta por conceitos, estereótipos socialmente construídos, e eles vão além da questão de ser “vidas humanas”: eles rotulam pela cor de pele, classe social, gênero. E não dá mais pra você ver a vida por esse prisma simplista, é preciso vê-la a partir de uma interseccionalidade.

There's no room for hate and discrimination

Então não, não aceito você vir dizendo aqui que todas as vidas importam, sem se dar conta que um dos maiores alvos da violência policial é a população negra. Não, eu não aceito que você venha dizer que um negro, se tentar se esforçar, consegue as mesmas oportunidades que um branco. Não, EU NÃO ACEITO você dizer que “não é racista”, mas na hora de ‘consertar’ um amigo que está falando m#%¨&, você não está disposto a fazer isso.

Já passou da hora de você se posicionar. E o MyRuanda não tolera nenhuma forma de racismo, homofobia, gordofobia, xenofobia e demais preconceitos, pre-concepções que você não está disposto a se desconstruir.

E tenho dito!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s