Sobre a Independência de Ruanda e o Dia da Liberação.

Existem diferenças entre os dois dias? O que significam? Eu também tive que pesquisar para entender os feriados ruandeses.

No dia 1º de julho de 1962 Ruanda-Urundi conquistava sua independência e separação, tornando-se os atuais Estados de Ruanda e Burundi. Em especial, em Ruanda, depois da Revolução de 1959, a qual os hutus reivindicaram seus poderes em relação aos tutsis, contribuiu para o apoio dos belgas aos hutus e a passagem do poder para estes. Este é o dia considerado como “Independência de Ruanda”.

rwanda-flag-01 by officeholidays
Bandeira de Ruanda – Foto: Office Holidays

Foi uma passagem pacífica? Do colonizador para o colonizado, sim. Basicamente é vista uma transferência de poder político, porque o poder econômico continuava nas mãos da metrópole, em uma política neocolonialista. Corroborando com este fato, estava lendo uma reportagem em que se questionava se Ruanda tornou-se independente em 1962, especialmente pela aliança dos belgas (colonizadores) com o PARMEHURU (Republican Democratic Movement), os quais detinham uma ideologia de superioridade hutu em relação aos tutsis.

Do ponto de vista local? Foi uma passagem sangrenta, muitas pessoas morreram em um começo de limpeza étnica prenunciando a guerra civil de 1994, além de muitas que fugiram do país. Inclusive, a fuga dos tutsis corroborou para a criação da Frente Patriótica Ruandesa (FPR), que começaria sua entrada em Ruanda em 1990.

Bom, ok Camila, já entendi quando foi a Independência de Ruanda. E então, o que seria o Dia da Liberação? Esse dia foi justamente quando a FPR vence a guerra civil contra o governo ruandês, depois de 100 dias de massacre, em 1994. Em Ruanda, é considerado mais importante o Dia da Liberação (04/07) do que o dia da Independência (01/07) – a qual não é comemorada -, ambos fazendo parte do calendário nacional.

E você, o que acha sobre a comemoração ou não da Independência em Ruanda, tem sentido? Me conta mais!

Go Rwanda, MyRuanda!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s