Quero ir para Ruanda como turista: e agora?

Quando eu pensei em ir para Ruanda, logo me questionei: como entrar no país para fazer pesquisa?

Pois bem, eu não sabia nada sobre a entrada de estrangeiros em Ruanda. Sim, brasileiros precisam de visto para entrar em Ruanda! Como eu tinha uma colega que também estava se planejando para ir para lá, a mesma me ajudou a ver as documentações que eu precisava. Mas eu tinha um problema: a minha permissão para pesquisar em Ruanda (sim, precisa dessa permissão, e será tema para um próximo post!) não tinha ainda chegado, então não tinha como anexá-la a um requerimento de visto. O que eu faria?

No meu caso, sugeriram eu entrar como turista, já que seria somente um mês em Ruanda, e depois mudar para o visto de pesquisadora estando já lá. E foi o que eu fiz. Quais são os passos, Camila? Quando eu fui para lá, em 2015, primeiro tinha que solicitar o visto online e pagar 30 dólares na chegada ao aeroporto. Era simples assim. Daí ganha o carimbo com a entrada e pronto, tudo lindo! Agora no meu caso (a foto abaixo), na semana que eu cheguei eu consegui a permissão de pesquisa, fui no Diretório de Imigração de Ruanda, levei os documentos que precisava e paguei (mais uma vez, não sei quantos em reais) para ter o visto de pesquisador.

Mas isso foi há 5 anos, hoje está diferente. Para quem quiser entrar como turista, ainda é solicitado online, mas podendo pagar online mesmo ou na chegada ao aeroporto. Os valor mudou para 50 dólares e segue valendo por 1 mês. Além de visto de turista, você pode solicitar de conferência (30 dólares, válido por 1 mês), múltipla entrada de negócios (50 dólares, válido por 1 ano) ou o Visto de Turismo do Leste Africano (100 dólares, válido por 90 dias e cobre Ruanda, Uganda e Quênia).

Na época eu achei bem fácil conseguir o visto, especialmente por ser online. A resposta chegou no dia seguinte e eu consegui me planejar dois meses antes para ir. Caso vocês queiram ver em outras modalidades de visto, dá uma conferida no Diretório de Imigração de Ruanda, que você terá informações precisas de um site oficial do governo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s